Suco de maracujá é gostoso, nutritivo e acalma

Originário da América Tropical, o maracujá é um fruto produzido pelo maracujazeiro, planta do gênero Passiflora. Seu nome é de origem Tupi, que significa “alimento em forma de cuia”, e sua colheita geralmente é realizada de seis a nove meses após o plantio.

Muitos são os benefícios desse fruto, conheça alguns:

1. Combate o estresse, ansiedade e insônia

Você sabia que as propriedades terapêuticas do maracujá vêm não apenas de sua polpa, mas também de suas folhas e flores? Cada pedacinho do fruto conta com uma substância chamada passiflorina, um calmante 100% natural não-prejudicial que não causa dependência.

A passiflorina atua no sistema nervoso central como um tranquilizante e relaxante muscular, junto com o magnésio, mineral que auxilia no combate ao estresse e ansiedade. Não à toa, o maracujá é utilizado como insumo principal de vários medicamentos fitoterápicos.

As folhas do maracujazeiro ainda contêm alcaloides e flavonoides, substâncias que podem ajudar no combate à insônia. Se fervidas junto com água, as folhas resultam em um chá que reduz a agitação e proporciona uma noite de sono mais tranquila.

2. Ajuda a controlar os níveis de colesterol e glicose e regula a pressão sanguínea

Com antioxidantes como a vitamina C, flavonoides e betacaroteno, a polpa e a casca do maracujá protegem as células que produzem insulina e ajudam o organismo a absorver os carboidratos lentamente. Essa ação evita picos de glicemia no sangue e auxilia no controle e prevenção da diabetes.

Na casca do maracujá também existe uma fibra chamada pectina que dá origem à farinha de maracujá, composto rico em nutrientes que previne problemas cardíacos e vasculares e diminui os níveis de colesterol no sangue. O fruto ainda contém cálcio e potássio, sais minerais que auxiliam a regular a pressão arterial. Porém, para tratar a hipertensão é indispensável fazer um acompanhamento médico.

3. Auxilia na digestão e funcionamento do intestino

Ainda falando sobre a farinha de maracujá, ao ser misturada com líquidos ou alimentos cremosos, como iogurtes, ela atua como um probiótico que ajuda a regularizar o trânsito intestinal de forma suave, além de eliminar toxinas. É fundamental lembrar que antes de incluir a farinha de maracujá na alimentação, é preciso consultar um nutricionista para não ultrapassar a quantidade ideal de fibras a serem consumidas diariamente.

4. Fortalece o sistema imunológico e previne o envelhecimento precoce

A vitamina C presente no maracujá estimula a atividade das células de defesas – os chamados glóbulos brancos – responsáveis por proteger o organismo de vírus, infecções e bactérias. Com outros antioxidantes como a vitamina A e antocianinas, o maracujá ainda neutraliza os radicais livres que prejudicam o funcionamento dos órgãos e aceleram o envelhecimento precoce, prevenindo desta forma a flacidez e deterioração das células da pele.

5. Melhora a saúde e densidade dos ossos

Por fim, mas não menos importante, outro benefício que o maracujá traz para a saúde é o fortalecimento e proteção dos ossos, já que ele é uma fonte rica em cálcio, ferro, cobre, fósforo e magnésio, minerais importantes que aumentam a densidade óssea da estrutura corporal.

Importante: Mesmo com os diversos benefícios presentes no maracujá, tenha em mente que é preciso ter moderação no consumo do fruto, por conta de sua ação calmante que pode causar sonolência, principalmente em pessoas com histórico de pressão baixa. Se for dirigir, prefira alimentos que forneçam mais energia, como por exemplo: o açaí.

Por ser um excelente remédio caseiro para acalmar – e até mesmo para dormir – indicamos fazer um gostoso e nutritivo suco de maracujá; e a nossa dica é tomar o suco durante o dia e bem no finalzinho da tarde. Caso prefira tomar à noite, invista apenas nas folhas de maracujá em água morna, a fim de formar um delicioso chá.

Prepará-lo é bastante simples. Você vai precisar de:

  • 1 maracujá;
  • 1 copo de água;
  • Mel para tornar o suco mais doce.

Em relação ao modo de preparo, basta bater tudo no liquidificador, coar e depois servir. Caso opte apenas pelo chá, basta retirar as folhas e deixá-las em infusão por cerca de 4-8 minutos. Depois disso, basta acrescentar o adoçante de sua preferência e tomar em seguida. De acordo com estudos, recomenda-se que o suco seja tomado após às 17h. Crianças também podem tomar tanto o suco quanto o chá.