5 Benefícios da Natureza para a Saúde

Morar perto da natureza traz verdadeiros benefícios à sua saúde física e mental. É o que comprova os inúmeros estudos científicos já produzidos ao longo da história. Entre eles, está uma pesquisa realizada por cientistas holandeses, que mostram a possibilidade de diminuir doenças apenas por estar próximo de áreas verdes.

Publicado no Journal of Epidemiology and Community Health, o estudo explica que a natureza contribui com seu ar puro, oportunidades de relaxamento e incentivo da prática de exercícios físicos, o que faz com que a taxa de doenças diminua.

Cansado de viver em meio à poluição? Vá em busca de uma vida mais saudável para toda a família – confira agora cinco benefícios da natureza à sua saúde e aproveite para mudar para mais perto das áreas verdes.

1: Aumenta a imunidade e melhora o sistema cardíaco

Quando moramos em locais arborizados e com menos emissão de poluentes, os nossos níveis de cortisol (hormônio ligado ao estresse) diminuem, além da pressão arterial, frequência cardíaca e variação do pulso. Quem comprova isso é um estudo japonês, que ainda afirma que o convívio com a natureza também ajuda a aumentar as células de defesa do organismo – tornando o indivíduo mais resistente a doenças.

2: Ajuda a controlar a pressão arterial

Se você tem pressão alta, deveria pensar em se mudar para um local mais próximo da natureza. Pessoas que são expostas a lugares com diversidade de plantas e animais são menos propensas a ter pressão arterial elevada, segundo estudos da Universidade de Queensland, na Austrália.

3: Aumenta os níveis de vitamina D

Quem mora em áreas verdes tem mais disposição para atividades ao ar livre. Por consequência, ficam expostas ao sol por mais tempo. Isso faz com que seja absorvida a vitamina D, hormônio produzido a partir da ação do raio ultravioleta B na nossa pele.

Essa vitamina é importante para o bom desenvolvimento ósseo, cardiovascular, além de aumentar a imunidade e prevenir doenças crônicas. Com 30 minutos diários de atividades ao ar livre, já é possível absorver os níveis indicados para um bom funcionamento do organismo.

4: Deixa o cérebro mais saudável

A saúde mental também é importante para nossa qualidade de vida, e a natureza também contribui nesse aspecto. Quando ficamos admirando uma paisagem, o cérebro entra em um estado conhecido como rede neural em modo padrão, um complexo sistema de comunicação coordenada entre todas as partes dele. Isso permite que o ser humano entre em um processo de autoconhecimento, garantindo mais bem estar e qualidade de vida.

5: Mais oxigenação do corpo

Ao respirar ar fresco, os níveis de serotonina, neurotransmissor que afeta o humor, são regulados – que ajuda a promover sensações de alegria e bem estar. Quanto mais inseridos na natureza mais conseguimos ampliar nossas ondas cerebrais, criando um efeito tranquilizante imediato.

LEIA TAMBÉM: Porque Temos Cãimbras?

Gostou da ideia de morar perto da natureza? Conheça agora o Condomínio Porto São Pedro, um paraíso próximo de São Paulo, que possui mais de 200 mil m² de Mata Atlântica preservada, lagos, nascentes e muito mais. Solicite um contato agora mesmo e conheça todas as vantagens de ter a natureza como quintal.