Mais sexo. Conheça os benefícios.

Você pode fazer isso com mais frequência quando estiver de férias. Mais tempo de aconchego com seu parceiro provavelmente ajuda. O mesmo pode acontecer com a queda nos hormônios do estresse, como o cortisol, que podem diminuir a excitação e a libido em homens e mulheres.

O sexo tem uma grande importância para qualidade de vida e sua prática regular pode trazer vários benefícios para a saúde física e mental do homem, além de melhorar o condicionamento físico, a circulação sanguínea e o sistema cardiovascular. Sem contar que o sexo ainda pode auxiliar na melhora das habilidades cognitivas, pela criação de neurônios e massa cerebral. A relação sexual ajuda a liberar endorfinas e oxitocinas na corrente sanguínea, o que gera um bem-estar maior para a pessoa, mas claro, é preciso que os parceiros estejam bem à vontade um com o outro.

Ao chegar no orgasmo, ocorre a liberação de uma grande quantidade de hormônios que possuem vários benefícios ao corpo, à mente e, até mesmo, para a relação com a(o) parceira(o). Entre eles:

Melhora na autoestima e no bem-estar

A atividade sexual promove o aumento da produção de hormônios voltados à sensação de prazer e eleva significativamente a sensação de autoestima, que é perceptível pela euforia e relaxamento durante e após a relação. Naturalmente, a relação sexual pode ajudar também a aumentar a sensação de bem-estar, pela concentração de hormônios, relacionados à sensação de prazer, no sangue.

Qualidade do sono

Os hormônios liberados durante a relação sexual promovem uma melhora na qualidade do sono, um benefício muito importante para os homens. Isso ocorre pois o hormônio do prazer aumenta o relaxamento cerebral e muscular, o que garante mais facilidade para pegar no sono.

Queima de calorias

O sexo também se trata de uma atividade física e, portanto, queima muitas calorias. Dependendo de fatores como duração e satisfação durante a prática, a relação sexual pode queimar muitas calorias. No entanto, como em toda atividade física, é preciso de disposição e um bom condicionamento físico, além de muita atenção, sendo necessário um acompanhamento médico para checar a saúde do seu coração, pulmão, musculaturas e órgão sexual.

Maior imunidade corporal

A prática do sexo ajuda no aumento da produção de hormônios do tipo IgA, responsável por combater gripes, resfriados, entre outras doenças que podem ser contraídas no contato com micro-organismos.

Melhora na saúde cardiovascular

Ter uma vida sexual ativa pode reduzir o risco de ataques cardíacos, derrames cerebrais e outras doenças cardíacas. O sexo aumenta os batimentos cardíacos e faz com que o corpo libere substâncias que protegem o coração. De acordo com um estudo do New England Research Institute, ter relação sexual duas vezes por semana pode reduzir o risco de infarto em 45%. Já três vezes por semana, a redução é de 50%.

Reduz o risco de câncer de próstata

Um estudo feito por pesquisadores australianos, em 2003, mostrou que quanto mais vezes o homem ejacula entre os 20 e 50 anos, menor a probabilidade de ele desenvolver câncer de próstata. Outro estudo de tema semelhante, que foi realizado um ano depois pelo National Cancer Institute, constatou que homens que ejacularam pelo menos cinco vezes por semana eram menos propensos a contrair câncer de próstata.