Mantenha-se ativo e alivie o Estresse. Saiba como.

Seu corpo é projetado para liberar hormônios do estresse, como cortisol e epinefrina, quando sente o perigo. Mas as pressões da vida cotidiana podem desencadear a mesma reação. Com o tempo, isso pode torná-lo mais propenso a ficar deprimido, ganhar peso, dormir mal e ter outros problemas de saúde. Afastar-se de vez em quando pode dar ao seu corpo a chance de reparar alguns dos danos.

Nosso humor influencia diretamente o nosso apetite. Quando estamos mais estressados, é comum recorrermos a alimentos que nos dêem prazer e um alívio momentâneo para o que estamos sentindo. Alguns alimentos realmente nos ajudam a acalmar os nervos e nos dá uma sensação de conforto. Mas cuidado! Alguns – ricos em açúcar e gordura – podem nos dar uma sensação de alívio no momento, porém o prejuízo pode ser maior no futuro.

A melhor forma de combater o estresse e a ansiedade é ter uma alimentação equilibrada, manter-se ativo e ter uma boa noite de sono.

Além disso, nosso corpo produz um neurotransmissor chamado serotonina. Esse hormônio é responsável pela sensação de bem-estar e é capaz de regular nosso humor e a qualidade do sono. Para que esse hormônio seja produzido o corpo precisa de um aminoácido, o triptofano, que pode ser encontrado em alguns alimentos. Quando sua produção entra em desequilíbrio, pode gerar transtornos de humor, como ansiedade e até depressão.

As principais fontes de triptofano são: frutas (abacaxi, banana, nozes, castanhas), leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), carne vermelha, frango, frutos do mar, ovos, leite e derivados, chocolate amargo e cacau, linhaça, aveia, quinoa, arroz integral, sementes de abóbora. Garantindo um consumo de triptofano, mais fácil será para o corpo produzir serotonina e maiores serão os benefícios para o seu humor e bem-estar.

E, se tiver como, uma boa férias com certeza irá revigorar suas forças.