Conheça alguns dos benefícios do Orégano

Utilizada para temperar alimentos, vai bem em pizzas, macarrão, saladas, peixes, carnes e molhos. O sabor levemente apimentado e aromático específrico traz um toque especial em vários pratos, além do mais possui propriedades antioxidaantes, antimicrobianas, antiinflamatórias e anticancerígena, de forma que pode ser utilizada no combate de fungos, vírus e bactérias, prevenindo o desenvolvimento de doenças crônicas e favorecendo na perca do peso.

A parte utilizada é a folha, que pode ser na forma fresca ou desidratada, podendo também ser consumida como chá, xaropes ou como óleo.

Conheça alguns dos benefícios do orégano:

  1. Previne o câncer

O orégano é rico em antioxidantes, como o carvacrol e o timol, que ajudam a neutralizar os radicais livres que se formam em excesso no organismo, reduzindo o dano celular, e a evitar o crescimento de células cancerígenas, prevenindo e diminuindo o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, como de ovários, próstata e a leucemia.

  1. Ajuda a diminuir o colesterol

O consumo regular de chá de orégano pode ajudar a diminuir a concentração do colesterol “mau”, o LDL, já que essa planta aromática contém grandes quantidades de compostos com propriedades antioxidantes, como os flavonoides, timol e carvacrol, prevenindo doenças cardiovasculares.

  1. Melhora a digestão

O orégano é um bom antiespasmódico e aumenta a produção de sucos gastrointestinais, favorecendo a digestão. Dessa forma, o orégano é uma ótima opção para melhorar a dispepsia, flatulências, espasmos e cólicas intestinais.

  1. Ajuda na eliminação de secreções respiratórias

O orégano, quando consumido na forma de chá ou xarope caseiro, pode atua sobre os brônquios, aumentando a produção de secreções pulmonares, e, por isso é considerado como sendo um bom alimento com ação expectorante. De forma geral, o orégano pode ser utilizado para auxiliar no tratamento da bronquite, tosse seca, resfriado comum, sinusite e laringite.

  1. Alivia as dores musculares

Devido à propriedade antioxidante e anti-inflamatória, o orégano ajuda a relaxar os músculos e a diminuir algumas dores, como torcicolo e lombalgia, por exemplo, sendo recomendado para isso aplicar diretamente o orégano na pele na forma de cataplasma ou óleo essencial.

  1. Controla a diabetes

O consumo diário de orégano possui efeito antidiabético, já que é capaz de bloquear algumas enzimas que atuam no metabolismo da glicose, promovendo o equilíbrio do açúcar no sangue, podendo ser útil para ajudar no controle da diabetes e da pré-diabetes.

  1. Prevenir o envelhecimento precoce

O consumo diário de orégano pode prevenir o envelhecimento precoce, pois é rico em compostos antioxidantes, como os flavonoides e a vitamina C, que ajudam a neutralizar os radicais livres em excesso, prevenindo o dano celular e mantendo a pele mais jovem e mais saudável.

  1. Ajuda na perda de peso

Os componentes anti-inflamatórios e antioxidantes do orégano promovem a diminuição da inflamação e das gorduras do organismo, sendo um alimento muito útil para ser utilizado em dietas de emagrecimento, ajudando a reduzir o peso corporal de maneira mais eficaz.

  1. Combate vírus, bactérias e fungos

O orégano possui propriedades que ajudam a tratar algumas infecções, como gripes, infecções urinárias, herpes e candidíase, já que seus compostos, como o carvacrol, diminuem a atividade dos microrganismo que causam essas infecções, ajudando a curá-las de forma mais rápida e, por isso, pode ser indicado como complemento ao tratamento médico.