Quando surgiram os hospitais?

No Ceilão (atual Sri Lanka) , no Sul da Ásia em 431 a. C. foi onde aconteceram os primeiros registros de hospitais. Alguns séculos depois, o imperador Azoka construiu na Índia instituições especiais para tratar doenças semelhantes aos hospitais de hoje.

Já na Europa, sua introdução coube aos romanos ( por volta de 100 a .C. ), que ergueram locais, chamados de “valetudinaria”, para cuidar dos soldados feridos em batalha.

A partir do Século IV, com o crescimento do cristianismo , que os hospitais se expandiram.

Comandados por sacerdotes e religiosos, serviam de refúgio para viajantes e doentes pobres.

Esses lugares possuíam um “infirmitorium”(enfermaria),onde os enfermos eram curados, uma farmácia e um jardim com plantas medicinais.

“A palavra hospital é de raiz latina (Hospitalis) e de origem relativamente recente. Vem de hospes – hóspedes, porque antigamente nessas casas de assistência eram recebidos peregrinos, pobres e doentes.”

Já no Brasil o primeiro hospital é a Santa Casa de Santos, do Estado de São Paulo, que foi inaugurado em 1° de novembro 1543. A construção teve início em 1542, por iniciativa do português Braz Cubas, líder do povoado do porto de São Vicente, posteriormente Vila de Santos. Ele teve o auxílio dos próprios moradores da região.