Melão de São Caetano: Benefícios e Propriedades

A planta melão de são Caetano cientificamente conhecida como momordica charantina da família das cucurbitáceas, é originária do Sul da China e do leste da Índia. No Brasil a planta também é conhecida por outros nomes, como fruto de cobra, melãozinho, erva das lavadeiras e erva de São Caetano.

Podemos conhecer a planta por ser uma trepadeira que exala um cheiro forte e desagradável, possui folhas palmatífidas, flores amareladas e um fruto dourado.

Por trazer vários benefícios a saúde, o melão de São Caetano é considerada uma planta medicinal usada a muito tempo pelas tribos que viviam na Amazônia. O nome “erva das lavadeiras” se originou porque as lavadeiras usavam a planta para clarear as roupas e remover manchas no tecido.

Melão São Caetano: Benefícios e Propriedades

Melão São Caetano: Benefícios e Propriedades

Benefícios e Propriedades do Melão de São Caetano

A planta melão de São Caetano possui função afrodisíaca, aperitiva, adstringente, anticarbunculosa, anti micótica, antileucorreico, estomática, cicatrizante, laxante, purgativa, vermicida e vermífuga. Pode prevenir a diabete, catarata, hemorroidas, trata dores no ouvido, infecções na pele, irrigação vaginal, queimaduras, pruridos, reumatismo, úlceras, vermes, malária, morfeia, enxaquecas, febres, dartro, cravos, colite, cólicas abdominais, afecções biliares, problemas gástricos e até mesmo mordidas de serpentes.

Os frutos da planta podem ser utilizados para doenças venéreas e vômitos ou problemas hemostáticos. Se fizer uma infusão com o fruto poderá tratar hemorroidas. O suco feito com as folhas da planta pode servir como purgante, afecções biliares e problemas eméticos. O chá das folhas pode ser usado para afecções dermatológicas, escabiose, pruridos e úlceras, sendo que a infusão serve para tratar resfriados. A raiz pode ser usada como adstringente.

Deixe uma resposta