Conheça os Benefícios e Propriedades da Soja

O alto valor nutricional da soja faz com que este alimento se destaque entre as leguminosas, pois possui uma elevada quantidade de proteínas, vitaminas e minerais se comparado a outros grãos que estamos acostumados a usar em nossa cozinha.

Também possui uma grande quantidade de gordura vegetal, mas não faz mal algum à saúde, pelo contrário.

Poderá encontrar a soja em grãos, a farinha de soja, o extrato, proteína texturizada que é conhecida como carne de soja, óleos, etc. Desta forma fica muito mais fácil acrescentar a soja na dieta e usá-la no preparo de vários pratos ou pães, bolos e biscoitos.

Conheça os Benefícios e Propriedades da Soja

Conheça os Benefícios e Propriedades da Soja

Benefícios da Soja e Suas Propriedades

– Doenças Cardíacas: As substâncias antioxidantes ajudam a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim). Desta forma protege o coração dos comuns problemas cardíacos.

– Câncer: O consumo frequente de soja diariamente previne o surgimento de alguns tipos de câncer como o de pulmão, reto, cólon, próstata, estômago e mama.

– Osteoporose: Ingerir soja diariamente ajuda a manter os ossos saudáveis e fortalecidos, pois possui cálcio e também ajuda a diminuir o processo de reabsorção óssea.

– Diabetes: A soja reduz a absorção de glicose presente no sangue, além de ter um baixo índice glicêmico. Facilita a ação da insulina e evita que os diabéticos sofram com as complicações que a doença traz.

– Menopausa: Consumir soja é muito importante para as mulheres que estão passando pela menopausa para diminuir os sintomas e incômodos causados pelo problema. Isso corre, pois a soja possui fitoestrógeno.

– Digestão: Possui fibras dietéticas que facilita a digestão de alimentos e melhora o funcionamento do intestino.

– Memória: A leticina presente na soja ajuda a melhorar a memória e previne doenças como o Alzheimer.

– Sistema Imunológico: É fonte de cálcio, zinco, magnésio, fósforo e potássio e isso faz com que o nosso corpo fique mais fortalecido.

– Radicais Livres: As substâncias antioxidantes da soja combatem os radicais livres no corpo.

– Hipertensão: Por ser fonte de potássio, a soja ajuda a normalizar a pressão arterial.

Deixe uma resposta