Conheça o Arroz Preto e Seus Benefícios e Propriedades

O arroz preto é pouco conhecido no Brasil, mas é cultivado a milhares de anos na China devido às diversas propriedades nutritivas que tem, além de ser considerado um alimento afrodisíaco. Na antiguidade esse grão era conhecido como o “arroz proibido” e apenas o imperador poderia consumi-lo. Com o passar do tempo o grão se popularizou na China e na década de 80 a produção de arroz negro foi intensificado no país.

Conheça o Arroz Preto e Seus Benefícios e Propriedades

Conheça o Arroz Preto e Seus Benefícios e Propriedades

As Propriedades do Arroz Preto

Este grão é escuro por ser integral e tem um sabor mais forte que o arroz branco por permanecer a película que o envolve. Possui muito mais proteína, nutrientes e polifenóis que o arroz comum.

O arroz preto possui 20%a mais de proteína que o arroz branco, é rico em fibras, ferro, possui grande quantidade de flavonoides, compostos fenólicos e antocianinas que age como antioxidante. A película desse arroz possui vitamina B1, B2, B6, B12, ácido nicotínico, cobalto, niacina, pantotênico, cálcio, magnésio, zinco, vitamina C e E.

Os Benefícios do Arroz Preto

Por ser rico em fibras, o arroz preto ajuda no bom funcionamento do intestino e de todo sistema digestivo, além de ajudar a deixar os níveis de glicemia controlados. As fibras presentes no arroz negro também trazem maior saciedade e por esse motivo pode ajudar a diminuir a ansiedade de comer de quem deseja emagrecer.

A grande quantidade de proteína faz com que o arroz negro seja um grão recomendado para quem é vegetariano por precisar de uma dieta equilibrada e também contribui para regeneração.

A vitamina B1 pode dar mais energia ao corpo, mantém o sistema nervoso saudável e diminui os riscos de problemas cardiovasculares. Já o magnésio presente no grão ajuda o corpo a absorver maior quantidade de cálcio, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico do nosso corpo.

Deixe uma resposta