Carqueja: Benefícios e Propriedades

A carqueja também conhecida como bacárida e cacaia é uma planta da família Asteraceae e é muito conhecida pelos seus benefícios medicinais. Este arbusto pode chegar a 80 cm de altura e possui flores amareladas. É uma planta popular no Brasil e em vários países da América do Sul, pode ser encontrada na Floresta Amazônica com facilidade e em algumas regiões do Uruguai, Argentina e Paraguai. Geralmente a carqueja é muito utilizada em diversos remédios fitoterápicos.

Carqueja: Benefícios e Propriedades

Carqueja: Benefícios e Propriedades

Benefícios e Propriedades da Carqueja

Esta planta é rica em diversos compostos como o ácido cafeico, vanílico, clorogênico, p-cumarínico, elágio, quercetina, siríngico que agem como anti-inflamatórios. A carqueja também tem o poder antioxidante, antianêmica, antibiótico, antiasmático, antigripal, antimicrobiano, antidiabético, tônico, febrífugo, vermífugo, sudorífico, estomático, hepático, diurético e tem o efeito profilático.

Com tantas propriedades benéficas a saúde, a carqueja é recomendada para tratar afecções, gástricas, biliares, hepáticas, intestinais, febris e das vias urinárias. Também trata anemias, aftas, amigdalite, angina, anorexia, asma, azia, astenia, chagas venéreas, bronquite asmática, reduz o colesterol ruim, diabetes, doenças venéreas, doenças do fígado, espasmos, estomatite, faringite, gastrite, gengivite, gota, hidropisia, inflamações, reumatismo, úlceras, parasitas e melhora a circulação e a digestão.

Poderá fazer um chá em infusão usando meio litro de água e duas colheres de folhas de carqueja picadas. Poderá consumir até 3 xícaras desse chá diariamente e evite adoçar com açúcar. Só não é recomendado que mulheres grávidas ou lactantes e menores de 12 anos. Evite o consumo da carqueja quando estiver tomando medicamentos de diabetes ou hipertensão.

Deixe uma resposta