20 Benefícios do Gergelim Para a Saúde

O gergelim já é conhecido e cultivado há muitos séculos, era muito conhecido antigamente na região da Ásia, que considerava a sua semente muito valiosa e África que cultivava o gergelim para fins comerciais. Há séculos atrás o gergelim era usado para se obter óleo. E foram os portugueses trouxeram as sementes para o Brasil.

As sementes de gergelim podem trazer diversos benefícios à nossa saúde, pois possui nutrientes importantes e fibras e ajudam no bom funcionamento do corpo. As fibras podem tratar desde casos de prisão de ventre e até mesmo ajudar a aumentar o colesterol bom e diminuir o colesterol ruim no corpo.

20 Benefícios do Gergelim Para a Saúde

20 Benefícios do Gergelim Para a Saúde

Conheça Os Benefícios da Semente de Gergelim

1. Ajuda a Melhorar a Circulação Sanguínea: Possui cobre e por isso ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e favorece na melhora da circulação sanguínea.

2. Diminui as Dores da Artrite: Possui a ação anti-inflamatória do cobre que alivia as dores causadas pela artrite.

3. Auxilia No Emagrecimento: O gergelim traz a sensação de saciedade e consequentemente diminui o apetite.

4. Dores de Cabeça e Enxaqueca: O gergelim possui magnésio e cálcio, por este motivo é possível sentir um alívio nas dores de cabeça.

5. Facilita a Digestão: Facilita a digestão devido às fibras que possui.

6. Previne Alguns Tipos de Câncer: O gergelim é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres presentes no corpo e por este motivo ajuda a combater o câncer de pulmão, mama, próstata e até mesmo o de pâncreas.

7. Diminui a Pressão Arterial: O consumo frequente de gergelim ajuda a tratar a hipertensão, pois possui magnésio. Os hipertensos podem trocar os óleos comuns na cozinha pelo óleo de gergelim e assim manter a pressão arterial controlada.

8. Diminui a Ansiedade: Os minerais presentes no gergelim melhoram a ansiedade. A tiamina e o triptofano aumentam a produção de serotonina que traz sensação de felicidade.

9. Diminui o Estresse: O magnésio, o cálcio, a tiamina e o triptofano também ajudam a diminuir o estresse.

10. Previne o Envelhecimento Precoce: Por ser rico em antioxidantes que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce.

11. Contribui Para Um Coração Saudável: Por ser rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, ajuda a manter a boa saúde do coração.

12. Melhora o Funcionamento do Intestino: As sementes de gergelim são ricas em fibras que ajudam em todo o funcionamento do sistema digestivo, além de manter o cólon saudável.

13. Ajuda a Tratar a Diabetes: As fibras ajudam a equilibrar os níveis de glicose no sangue.

14. Doenças Hepáticas: Ajuda a prevenir o acúmulo de gordura no fígado.

15. Doenças Renais: O potássio presente no gergelim ajuda a eliminar as toxinas do corpo através da urina e melhora o funcionamento dos rins.

16. Fortalece Os Ossos: Por possuir cálcio, ajuda no fortalecimento dos ossos.

17. Melhora a Pele: Ajuda a melhorar a elasticidade da pele por conter antioxidantes.

18. Mantém a Saúde Oral: O óleo feito com a semente de gergelim atua como um antisséptico bucal. Poderá fazer o gargarejo com o óleo para prevenir cárie, gengivite, etc.

19. Depressão: Ajuda a aliviar os sentimentos depressivos por produzir hormônios que trazem felicidade.

20. Rico Em Vitamina B: Esta vitamina ajuda a manter o cabelo, a pele os olhos, os músculos e o sistema nervoso saudável.

Deixe uma resposta